segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Criando um gerador de imagens - Continuação

Continuando...

Na matéria anterior vimos algumas das propriedades necessárias para a criação de imagens dinâmicas. Eu havia dito que não iria dar 'tudo na mão'. Mais eu não resisto! [risada]

Para criarmos um gerador de imagens, precisamos que, de algum modo, o script receba o valor enviado pelo usuário. Eu estava analisando essa lógica hoje pela manhã, e nada parecia muito claro; foi quando olhei para a parede do meu quarto e vi um recorte de revista onde tinha um código php de formulário de contato (não me pergunte pra que eu colo pedaços de códigos na parede).
Eis a luz: é bem óbvio que podemos enviar esse valor para o script com a URL, assim como fazemos com formulários de contato.
Então pegamos aquele primeiro script que usei como exemplo, e, apenas, modificamos aquela parte onde ele escreve a frase; ali devemos colocar uma $string que iremos configurar para receber o valor via URL.

É mais simples do que parece, veja:

O código:
________________________________________________________

<?php
header("Content-type: image/gif");

$string = $_GET['texto'];

$imagem = ImageCreate(150,150);

$vermelho = ImageColorAllocate($imagem, 255, 0, 0);

$branco = ImageColorAllocate($imagem, 255, 255, 255);

ImageString($imagem, 3, 3, 3, $string, $branco);

ImageGif($imagem);

ImageDestroy($imagem);
?>
_________________________________________________________
Agora, para inserir um texto, faremos simplesmente isso:

www.seusite.com.br/gh/imagem.php?texto=seutextoaqui

A parte destacada de vermelho é a string que colocamos, esperando por um valor de texto; depois trocamos a parte onde havia um texto por ela também (destacado de azul); na URL chamamos o valor texto e dizemos que deve ser escrito 'seutextoaqui'. Você pode mudar para o que quiser, faça uma experiência e coloque seu nome no lugar de 'seutextoaqui', depois execute no browser e veja o resultado.
Mais é claro que não para por aí. Não está completo, não é mesmo (e não devia estar!)?
Quando um usuário visitar o seu site, ele pode não entender esse lance de trocar o final da URL para gerar a tal imagem. Então iremos facilitar!

Analisemos a lógica

Sabemos que a URL precisa receber o valor de texto, que é enviado para imagem.php e escrito na mesma. Então iremos criar um formulário e usar o método GET para gerar a URL com o pedido, r iremos capturar o valor de 'texto' com um input. Muito simples, veja:

O código:
_________________________________________________

<html>
<head>
<title>Gerador de imagens</title>
</head>

<body>

<div align="center">

<p><font size="4">Gerador de imagens - By <strong>

<font color="#FF0000">G</font>H</strong></font>
<br>
<font size="1" face="Arial, Helvetica, sans-serif">
Estudo sobre imagens din&acirc;micas</font></p>

<table width="50%" border="0">
<tr>
<td>

<form name="geraimg" method="get" action="imagem.php">

<p align="center">
<strong>
<em>
<font face="Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif">
Nome que ir&aacute; aparecer na imagem
</font>
<br>
</em>
</strong>
<br>
<input type="text" name="texto">

<input type="submit" style="border: 1px solid #000000; background-color: #FFFFFF; font-family:arial; font-weight:bold; font-size:10pt">

</p>
</form>

</td>
</tr>
</table>
</div>
</body>
</html>

_________________________________________________

Lá no action do nosso formulário, indicamos que o valor será enviado para imagem.php. E depois nomeamos o input txt para 'texto', onde ele aguarda o valor de:

<input type="text" name="texto">

E só então, submetemos o formulário, resultando exatamente naquilo que queríamos.
Escreva tutogh, clique em enviar e repare na URL da página que você foi direcionado, ela deve ficar assim:

www.seusite.com.br/gh/imagem.php?texto=tutogh

Pronto. Você criou o seu próprio gerador de imagens! Agora releia o código com mais cuidado, questionando-se sobre cada comando, e, se necessário, deixe suas dúvidas nos comentários do B.J, ficarei feliz em ajudar.

Você pode visualizar um exemplo desse gerador em funcionamento aqui:
http://www.enviodeemail.justfree.com/gerador3.0/gerador.php


Por enquanto é só isso galera. Espero que tenham gostado; voltarei com mais detalhes sobre como desenhar imagens com php.

A vida segue. Forte abraço.

3 Pessoas comentaram:

MEU DEUS AMIGO, PARABÉNS ;DDDDDDDDD :O

amigo preciso muito de sua ajuda, eu por minha parte, adoro essas coisas de geradores, desse tipo. Bom tem esse site chamado: Pixelaria, que é um fãn - site de um jogo muito famoso ( não sei se vc conhece ) Habbo Hotel. E esse site tem vários geradores, então eu queria entender como criar um, eu entendi completamente como funciona aqui em seu site, mais tem um porém, quando eu clico em " enviar consulta " só aparece minha imagem ! NAO APRECE O TEXXTO QUE EU DIGITEI NA IMAGEM .. PORQUE ACONTECE ISSO ? POR FAVOR ME RESPONDA

Ai meu Deus... Depois de anos de busca finalmente eu encontro o 'a terra prometida' kkkkkkk só queria saber se tem como colocar um outra imagem para ficar de fundo a essa. Estou usando a imagem para mostrar um valor que vem do SQL, mas queria personalizalo mais...
quem souber como eu posso fazer isso por favor me envie um email... jairo17@R7.com

Postar um comentário

Não deixe de comentar. O seu comentário é o meu pagamento.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites