segunda-feira, 9 de novembro de 2009

2012 - Lá vamos nós outra vez...

Por Gleison Harvyn

O mundo vai acabar de novo? Por que ainda acreditamos em um possível apocalipse? Em que se baseia essa nova teoria do fim do mundo, que tem como data 2012?
Tenho várias perguntas a fazer, mas antes que você possa pensar em uma resposta, vamos por as cartas na mesa!

Nem chega a merecer reconhecimento a pérola: "a volta do planeta Nibiru destruirá a terra". A história surgiu quando o mundo tomou conhecimento de que o calendário maia se encerrava no dia 21/12/2012 (21 de Dezembro de 2012). A partir desse ponto, foi deduzido - não sei por quem, mais não foi eu! - que os maias, tão entendidos em astronomia, encerravam as contas dos dias e das noites nessa data é por que depois dela não haverá mais o que contar (ou por que simplesmente estavam entediados de contar dias e anos que eles nem sequer iriam viver para ver - diria eu). Posteriormente, apareceram os eternos intérpretes de Nostradamus e, em seguida, vieram os especialistas em mirabolâncias geológicas e astronômicas com um vasto cardápio de catástrofes: reversão do campo magnético da Terra, mudança no eixo de rotação do planeta, devastadora tempestade solar e derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea - tudo em 2012 ou em 21 de Dezembro de 2012 (que coisa, não?!).

Tudo isso parece muito assustador e provável, não é mesmo? Você acredita neste tipo de história? Então continue a ler, por que eu, GH, sempre procuro ir mais afundo em quaisquer assuntos, e lhes digo: quando rairrar o dia 22 de Dezembro de 2012 eu vou dar uma bela twittada em homenagem a galera que perdeu o sono como se isso fosse o fim do mundo.

Primeiro, o planeta Nibiru nunca existiu. Uma mudança no eixo de rotação da Terra é totalmente impossível. Reversão do campo magnético? Acontece de vez enquando, de 400 000 em 400 000 anos, e não causa nenhum mal a vida na Terra. Tempestade solar? Também acontece e em nada nos afeta (não foi isso que gerou o 'Quarteto fantástico'?!). Derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da galáxia? Não haverá nenhum alinhamento planetário em 2012, e, bem, quem souber onde fica "o centro" da nossa galáxia ganha uma viagem interplanetária, na faixa! O término do calendário maia é a questão que menos merece ser gozada, no entanto posso dar muitos motivos para rirmos dessa teoria. A questão é tão fascinante que merece outro tópico:


OS MAIAS E OS DIAS A MAIS

Os maias eram considerados uma das esplêndidas civilizações da América Central pré-colombiana (eu também ainda não entendi a importância disso), e possuíam 3 calendários: o divino, o civil e o de longa contagem, que termina em 2012. "Mas os maias nunca afirmaram que isso era o fim do mundo", diz David Stuart, da Universidade do Texas, considerado um dos maiores especialistas em epígrafia maia (segundo a revista 'Veja').

Mesmo que se pudesse prever o futuro; mesmo que os maias estivessem realmente afirmando o fim do mundo; mesmo que essa previsão fosse verdadeira e viesse a acontecer... Nossas contagens de dias estão ERRADAS!
Isso mesmo estamos atrasados no tempo, e não se sabe quanto tempo.
Você sabe porque temos um ano bissexto a cada 4 anos? Eu respondo: por que 1 ano não tem 365 dias completos. Na verdade 1 ano tem 365 dias e... 1/4 (um quarto)! Mas como não podemos ter 1/4 de dia, colocamos o ano Bissexto (que tem 1 dia a mais - 366 dias) para TENTAR recuperar o atraso.
Deixe-me ser mais preciso matematicamente. Um ano tem exatamente 365 dias, 5h, 48mn e 45,97s. Nós contamos apenas os 365 dias, e então quando se passa 4 anos colocamos um dia a mais no ano, e ainda assim só recuperamos 23h, 15mn e 3,88s. Deixando a atraso de 44mn e 56,12s.
Fazendo as contas com os dados citados, em 20 anos estaremos perto de 4 horas atrasados no tempo - parece razoável -. Em 100 anos o mundo estará mais de 18 horas atrasado no tempo, e assim vai piorando.
Quais as conseqüências de um atraso? Perde-se a noção das estações do ano, o tempo bom para colher e plantar, erro na contagem da nossa idade, e, principalmente, erros nas previsões de apocalipses (risada sarcástica).

É um artigo bem pequeno, mais espero que tenham entendido.
Até a próxima matéria galera. Vejo vocês todos no twitter, em 2012! ;-)

7 Pessoas comentaram:

ver em 2012 vai ser fácil
^^

rimuito do final GH
"[..]Perde-se a noção das estações do ano, o tempo bom para colher e plantar, erro na contagem da nossa idade, e, principalmente, erros nas previsões de apocalipses (risada sarcástica)."

pqp

Realmente extrapolei, queria mesmo tirar essa idéia absurda da cabeça das pessoas.
A propósito, tem um cara chato me criticando por causa de uma parte da matéria... Queria deixar bem claro que eu NÃO AFIRMO QUE UMA TEMPESTADE SOLAR NÃO AFETARÁ A TERRA. Apenas digo que já aconteceu outras vezes e em nada nos afetou!

aaaaaaaah jinho, gostei ><
o mundo vai acabar bem no aniversario do meu irmao ASUIHASIUSAUIASUIIASUASU' se acabar né, pois não acredito mt nessas coisas, emfim aamovs ♥

Porr*, gostei! Vou até espalhar no msn :S

Eu discordo plenamente disso... Ja ouve várias teorias do fim do mundo e nenhuma delas aconteceu.

Nunca cai nessa de o mundo acabar em 2012, mais a imprensa vive querendo nos empurrar essas notícias, e o pior, muita gente acredita nesses boatos.

Postar um comentário

Não deixe de comentar. O seu comentário é o meu pagamento.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites